Chamada para Comunicações

O III Colóquio Internacional Fichte dá continuidade à iniciativa da ALEF de promover a pesquisa sobra a filosofia de Fichte na América Latina, e de intensificar o intercâmbio acadêmico entre estudiosos fichteanos do mundo inteiro. Esta iniciativa insere-se em um conjunto de atividades de pesquisa inaugurado em Goiânia, em 2011, com a realização do Primeiro Congresso Latino-americano sobre o Pensamento de Fichte. O segundo congresso da associação, intitulado “Entre Revolución y Restauración: Fichte y la recepción romántica de su filosofía”, ocorreu na cidade de  Valdivia (Chile) em 2013. O presente colóquio sera realizado em Belo Horizonte, de 25 a 27 de agosto de 2014, com o intuito de discutir e aprofundar os diferentes aspectos teóricos e históricos, diferentes porém interconectados, da filosofia de Fichte. Nesse sentido, o colóquio será organizado em cinco seções:


1) Reinventar a filosofia: liberdade e fundamentação;
2) Praticar a filosofia: ética e política;
3) Viver a filosofia: aspectos pedagógicos e existenciais;
4) 200 anos de Fichte: recepção e difusão de seu pensamento.
Além disso, como quinta seção, a programação do evento incluirá uma homenagem ao primeiro filósofo brasileiro que contribuiu significativamente à divulgação e à compreensão do pensamento de Fichte: Rubens Rodrigues Torres Filho. Rubens afirmou que Fichte, depois de Kant ter transformado a filosofia numa ciência sem objeto, teve que “empenhar-se numa nova e descomunal tarefa: reinventar a filosofia”. Inspirada neste que, além de intérprete, também foi um tradutor impecável do opus fichtiano, a seção estará aberta para discussões sobre questões técnicas de tradução das obras de Fichte.  

As comunicações terão duração de 30 minutos, seguidas de 15 minutos de discussão. Os estudantes cujos trabalhos foram selecionados terão ajuda de custo para acomodação e alimentação e serão dispensados de pagar a taxa de inscrição.

Prazo para envio de resumos encerrado!

O resultado será publicado no dia 15 de junho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário